top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #112 RIPA (Brasil)

Aproveitando a sua estadia em Portugal, o meu próximo entrevistado é o artista brasileiro Ripa.


Natural de Suzano, São Paulo, Ripa é conhecido pelas suas pinturas com personagens e rostos em tons de azul.



Formado em Artes Visuais e Pós Graduado em Arte Educação, as suas peças retratam o seu quotidiano e vivência, passando pelo candomblé, o graffiti e os objetos de arte.


O artista já conta com algumas exposições no seu currículo e também já ministrou cursos sobre técnicas de graffiti.



Antes de mais, fala-nos um pouco sobre ti.


Bom, meu nome é Vinícius, assino como Ripa desde 2015, sou brasileiro e comecei na pixação mas logo migrei para o Graffiti.


Tens formação em arte?


Sim, sou formado em Artes Visuais pela Universidade Brasil/SP e pós graduado em Arte Educação pela Faculdade Paulista de Artes/SP.



Também te interessa a educação pela arte, nomeadamente através de workshops, oficinas de desenho e outros.


Sim, antes de começar a faculdade de Artes Visuais já me encantava como eram realizados os workshops e oficinas que eu frequentava. No Brasil trabalhava como professor de Artes e ministrei aulas por 5 anos para crianças e jovens. Atualmente estou com projetos para realizar esse trabalho de oficinas e workshops aqui em Lisboa.


Quantas exposições já fizeste? Quando será a próxima?


Individuais foram duas e coletivas foram 7. A próxima ainda está em planejamento, mas deve acontecer até o final do ano que vem.



Preferes o atelier ou a rua?


Depende muito, tem horas que prefiro ateliê e tem horas que prefiro a rua. Depende muito do dia.


Quando começou o teu interesse pelo(a) graffiti / street art e quais foram as tuas influências na altura?


Na época eram grafiteiros mais velhos da minha cidade, Suzano - São Paulo. Mas depois que fui estudando mais e mais sobre o Graffiti comecei a conhecer artistas do Brasil e do mundo que influenciaram diretamente ou indiretamente na minha produção.



Em quantos países já pintaste?


Contando com o Brasil, já pintei no Peru e agora em Lisboa.


Qual foi o sítio mais incrível em que já pintaste?


Foi aqui em Lisboa, numa fábrica abandonada na Póvoa de Santa Iria, porque na região onde morava no Brasil não existiam essas estruturas abandonadas e eu só via isso em revistas de graffiti ou em filmes.



Como é o teu processo criativo e onde vais buscar as inspirações para as tuas peças?


Minha inspiração é as pessoas, gosto de registrar elas no seu cotidiano.


Quando começaste a utilizar o azul como cor predominante das tuas peças e qual o seu significado?


Desde o princípio. Tudo começou com um personagem que eu pintava pelas ruas que era uma sereia, o azul sempre me chamou atenção desde criança, depois fui desenvolvendo outros personagens marítimos e quando comecei a fazer os rostos trouxe as tonalidades que já utilizava nesses personagens e adicionei o detalhe do laranja em boa parte das pinturas, por conta do estudo do círculo cromático.



Pintas com sketch ou freestyle?


Depende muito. Às vezes gosto de ficar mais livre de proporções ou regras, então faço meus personagens marítimos. Já nos rostos eu uso sempre um sketch.


O que toca na tua playlist quando pintas?


Rap brasileiro, samba ou bossa nova.



Como classificas o panorama atual do(a) graffiti / street art em Portugal?


Acho muito interessante como se organiza encontros de graffiti, as Jams.


Mas, na minha visão, acho os artistas distantes do público, mas isso deve acontecer por repressão da polícia, que faz com que vamos pintar cada vez mais longe de áreas centrais.


Qual é o teu top 3 de writers / artistas portugueses?


Ozearv que já acompanhava o trabalho dele desde quando comecei, Regg que conheci o trabalho há pouco tempo e Magus que foi o artista que me chamou para a primeira Jam aqui em Lisboa



E de writers / artistas estrangeiros?


Banksy, Can Two e Blek Le Rat.


Com que writer / artista gostarias de fazer uma peça conjunta?


Os Gêmeos.



Qual é aquela que consideras a tua melhor peça, aquela que te deu mais luta e aquela que ainda te falta fazer?


A minha melhor foi uma que fiz em Lima, Peru, por se tratar de uma peça com críticas políticas e ambientais e a que me falta é fazer um prédio ou algo gigantesco.


Quais são os teus planos / projetos futuros?


Bom, a ideia é em 2024 voltar a dar oficinas ou workshops, montar minha galeria de Artes e pintar muito.



Tens alguma história que queiras partilhar?


Sim, a última vez que fui pintar na rua e dois policiais quiseram me prender e recolher meus materiais. Estava pintando na praia de Cruz Quebrada, atrás da estação de comboio. Quando finalizei o mural e estava guardando minhas tintas, dois policiais (um deles bem grosseiro) me abordaram perguntando se tinha autorização para pintar. Obviamente não tinha e tive que contornar a situação. No final, tudo correu bem e só tive que apagar o graffiti e não pude nem tirar foto, mas em breve volto lá.


Cumprimentos / agradecimentos?


Quero agradecer o convite para essa entrevista. Acho que projetos como esse são fundamentais para divulgação não só dos artistas mas da própria arte urbana como um todo.


Fotos e vídeos / Photos and videos: Ripa


ENG

Taking advantage of his stay in Portugal, my next interviewee is the Brazilian artist Ripa. Born in Suzano, São Paulo, Ripa is known for his paintings with characters and faces in shades of blue. Graduated in Visual Arts and Postgraduate in Art Education, his pieces portray his daily life and experience, including Candomblé, graffiti and art objects. The artist already has some exhibitions under his belt and has also taught courses on graffiti techniques.


First of all, tell us a little about yourself.


Well, my name is Vinícius, I've signed as Ripa since 2015, I'm Brazilian and I started in graffiti but soon moved to Graffiti.


Do you have training in art?


Yes, I have a degree in Visual Arts from Universidade Brasil/SP and a postgraduate degree in Art Education from Faculdade Paulista de Artes/SP.


You are also interested in education through art, namely through workshops, drawing workshops and others.


Yes, before starting Visual Arts college I was already enchanted by how the workshops and workshops I attended were carried out. In Brazil I worked as an Arts teacher and taught classes for children and young people for 5 years. I currently have projects to carry out this work of workshops here in Lisbon.


How many exhibitions have you had? When will the next one be?


Individuals were two and collectives were 7. The next one is still in planning, but should happen by the end of next year.


Do you prefer the studio or the street?


It really depends, there are times when I prefer the studio and there are times when I prefer the street. It really depends on the day.


When did your interest in graffiti / street art begin and what were your influences at the time?


At the time, they were older graffiti artists from my city, Suzano - São Paulo. But after I studied more and more about Graffiti I started to meet artists from Brazil and around the world who directly or indirectly influenced my production.


In how many countries have you painted?


Including Brazil, I have already painted in Peru and now in Lisbon.


What's the most incredible place you've ever painted?


It was here in Lisbon, in an abandoned factory in Póvoa de Santa Iria, because in the region where I lived in Brazil there were no such abandoned structures and I only saw this in graffiti magazines or in films.


What is your creative process like and where do you get inspiration for your pieces?


My inspiration is people, I like to record them in their daily lives.


When did you start using blue as the predominant color of your pieces and what does it mean?


From the beginning. It all started with a character that I painted on the streets who was a mermaid, the blue always caught my attention since I was a child, then I started developing other seafaring characters and when I started making the faces I brought the tones I already used in these characters and added the detail of the orange in most of the paintings, due to the study of the color wheel.


Do you paint with sketch or freestyle?


It depends largely. Sometimes I like to be more free from proportions or rules, so I make my seafaring characters. As for the faces, I always use a sketch.


What plays on your playlist when you paint?


Brazilian rap, samba or bossa nova.


How would you classify the current panorama of graffiti / street art in Portugal?


I find it very interesting how graffiti meetings, Jams, are organized.


But, in my opinion, I think artists are distant from the public, but this must happen due to police repression, which means that we paint further and further away from central areas.


What is your top 3 Portuguese writers/artists?


Ozearv who has been following his work since I started, Regg who discovered his work recently and Magus who was the artist who invited me to the first Jam here in Lisbon


And foreign writers/artists?


Banksy, Can Two and Blek Le Rat.


Which writer/artist would you like to do a joint piece with?


Os Gêmeos.


What do you consider to be your best piece, the one that gave you the most struggle and the one you still have left to do?


My best was one I made in Lima, Peru, because it was a piece with political and environmental criticism and what I needed was to make a building or something gigantic.


What are your future plans/projects?


Well, the idea is to give workshops again in 2024, set up my art gallery and paint a lot.


Do you have a story you want to share?


Yes, the last time I went to paint on the street and two police officers wanted to arrest me and collect my materials. I was painting on Cruz Quebrada beach, behind the train station. When I finished the mural and was putting away my paints, two police officers (one of them very rude) approached me asking if I had permission to paint. Obviously it wasn't there and I had to work around the situation. In the end, everything went well and I only had to erase the graffiti and I couldn't even take a photo, but I'll be back there soon.


Greetings / thanks?


I want to thank you for the invitation to this interview. I think projects like this are essential for promoting not only artists but urban art itself as a whole.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page