top of page
Foto do escritorDa Chic Thief

Entrevista #132 BIUS

PT

Conheci Bius na minha zona, quando esteve em Corroios a pintar com a Fled, a Moami e o Tempero Diabético.



Natural da linha de Sintra, o seu gosto pelo graff teve início em 1999, mas o Covid e outras circunstâncias levaram a alguns hiatos no seu percurso.


A sua preferência recai sobre o Wall of Fame com os parceiros de sempre.



Fiquem a conhecer um pouco melhor o meu convidado.


Qual o significado dos teus tags? Porquê a mudança?


BIUS vem de assobios, devido a estar sempre a assobiar, lol. OREOS veio do mundo online e também porque cansei-me um bocado de mandar BIUS, daí fazer uns OREOS de vez em quando.


Tens formação em arte?


Não, isto já vem de família.



Quando começou o teu interesse pelo graffiti e quais foram as tuas influências na altura?


Por volta de 99. Nark, Mister, Locks, Malk, Joker, Syga, eram muitos na altura.


Como era a cena no graffiti quando começaste?


É assim, eu interessei-me em 99 mas só em 2017 é que comecei a pintar com mais regularidade, graças ao Guls e ao Tempero Diabético. A cena em si era muito forte, existiam estilos para dar e vender.



Fazes parte de alguma crew?


De momento, não.


Em quantos países já pintaste?


Portugal e Espanha.



Quais são os teus spots / cidades preferidos?


Lisboa e aqui na Linha de Sintra.


O que puxa por ti hoje em dia? Wall of fame, street bombing ou train bombing?


Wall of fame.



Quais são os ingredientes para um bom dia de pinturas?


Rap nos fones, boa companhia e um escadote.


Pintas com sketch ou freestyle?


Sketch e freestyle, depende.



O que toca na tua playlist quando pintas?


Rap tuga, crioulo, francês e americano.


Qual é aquela peça que te falta fazer (pela complexidade, tamanho, local, …)?


Tenho uma em mente que gostaria de fazer em conjunto com o Tempero Diabético, é só arranjar tempo.



Como descreves o panorama atual do graffiti nacional? O que pode melhorar?


Para mim, o panorama está bom. Penso que não seja necessário melhorar nada, cada um faz à sua maneira e isso é que é importante.


Qual é o teu top 3 de writers portugueses?


Mister, Odeith e Styler.



E de writers estrangeiros?



Com que writer gostarias de fazer uma peça conjunta?


Não tenho propriamente ninguém específico em mente.



Tens alguma história que queiras partilhar?


Ui, tenho umas quantas, mas prefiro guardar para mim.


Em tantos anos ligado ao graffiti, já viste muitos writers e crews ficarem pelo caminho. O que te mantém forte na tua ligação ao movimento?


Pois, eu sou um deles... fiquei inativo em 2019 devido ao covid e em 2023 o Tempero Diabético motivou-me para voltar novamente ao ativo. Eu penso que o que falta muitas das vezes é mesmo isso, existir alguma pessoa que te puxe para cima. Afinal de contas podes parar mas o bicho fica cá sempre.



Quais são os teus planos / projetos futuros?


De momento, só quero pintar. Não penso muito em planos nem em futuros no que toca a fazer graff.


Props?


Um mega props a ti, obrigado pela entrevista e continua a fazer pela cultura o que tens feito até hoje.


Ao mano Saldoce, Guls, Asério e MOA, foi graças a eles que aprendi muita coisa que sei hoje em termos de graffs, desde cortar traços, etc.


Fotografias / Photos: Bius


ENG

I met Bius in my area, when he was in Corroios painting with Fled, a Moami and Tempero Diabético.


Born in Sintra, his interest in graff began in 1999, but Covid and other circumstances led to some hiatuses in his journey.


His preference lies with the Wall of Fame with his usual partners.


What do your tags mean? Why the change?


BIUS comes from whistling, due to always whistling, lol. OREOS came from the online world and also because I got a little tired of sending BIUS, so I made some OREOS from time to time.


Do you have training in art?


No, this runs in the family.


When did your interest in graffiti begin and what were your influences at the time?


Around 99. Nark, Mister, Locks, Malk, Joker, Syga, there were many at the time.


What was the graffiti scene like when you started?


It's like that, I became interested in '99 but it was only in 2017 that I started painting more regularly, thanks to Guls and Tempero Diabético. The scene itself was very strong, there were styles to give and sell.


Are you part of a crew?


Not at the moment.


In how many countries have you painted?


Portugal and Spain.


What are your favorite spots/cities?


Lisbon and here on the Sintra Line.


What drives you these days? Wall of fame, street bombing or train bombing?


Wall of fame.


What are the ingredients for a good painting day?


Rap on headphones, good company and a stepladder.


Do you paint with sketch or freestyle?


Sketch and freestyle, it depends.


What plays on your playlist when you paint?


Tuga, Creole, French and American rap.


What is that piece that you still need to do (due to its complexity, size, location, …)?


I have one in mind that I would like to make together with Tempero Diabético, just find the time.


How do you describe the current panorama of national graffiti? What can improve?


For me, the outlook is good. I don't think it's necessary to improve anything, everyone does it in their own way and that's what's important.


What is your top 3 Portuguese writers?


Mister, Odeith and Styler.


And foreign writers?


Sofles, Does and Rams.


Which writer would you like to do a joint piece with?


I don't really have anyone specific in mind.


Do you have a story you want to share?


Wow, I have a few, but I prefer to keep them for myself.


In so many years linked to graffiti, you've seen many writers and crews fall by the wayside. What keeps you strong in your connection to the movement?


Well, I'm one of them... I was inactive in 2019 due to Covid and in 2023 Tempero Diabético motivated me to get back active again. I think that what's missing a lot of the time is that, there's someone who pulls you up. After all, you can stop but the animal always stays here.


What are your future plans/projects?


At the moment, I just want to paint. I don't think much about plans or futures when it comes to writing.


Greetings / Thanks?


A mega thanks to you, thank you for the interview and continue doing for culture what you have done to date.


To my brother Saldoce, Guls, Asério and MOA, it was thanks to them that I learned a lot of the things I know today in terms of graphs, from cutting lines, etc.

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page