PT
Quase a chegar às 100, trago-vos mais uma entrevista com pronúncia do Norte.
NAPS é da Cidade Invicta e é na capital nortenha que o meu convidado mais gosta de pintar, sempre na companhia da sua crew (os FBK).
Apesar de pintar há pouco tempo, o gosto pela arte urbana vem desde criança, altura em que tinha curiosidade de saber o porquê e como os graffitis eram feitos, quem os fazia e as suas motivações.
O graff trouxe-lhe auto-realização, auto-conhecimento e confiança, aventura e exploração, amizades, uma rotina muito mais profunda em que todos os pequenos detalhes captam a sua atenção, a estimulação da parte criativa, a vontade de ir mais além e muito mais.
Qual é o significado do teu tag?
A minha tag é um acrónimo, tem um significado muito pessoal.
Tens formação em arte?
Sim, tanto no secundário como na faculdade, desde a área da fotografia e cinema até ao design gráfico.
Fazes parte de alguma crew?
Yes! Dos FBK! Grande props para todos eles. Mais do que uma crew que se junta para pintar e partilhar ideais semelhantes, é um grupo de amigos!
Quais são os teus spots / cidades preferidos?
Adoro auto estradas, pinto rua, fábrica, spots mais tranquilos, spots mais movimentados, um ou outro comboio, ahaha. Essencialmente, gosto de qualquer tipo de spot desde que tenha espaço para mandar grande!
Quando começou o teu interesse pelo graffiti e quais foram as tuas influências na altura?
Comecei a revelar interesse pelo mundo do Graffiti aos meus 4/5 anos, na verdade.
Sem dúvida que o que mais captou a minha atenção foram graffs do Fynd, do Aore e do Dexa, mais nas autoestradas. Já na cidade da Maia o Doc e, mais tarde, o Oker também.
Comecei a pintar efetivamente depois de entrar para o secundário, e aí as influências acabaram por ir de encontro ao oldskool português e outros nomes de prestígio no estrangeiro.
Como era a cena no graffiti quando começaste?
Igual, ahaha. Em 2017/2018 as coisas não eram muito diferentes.
Como é o teu processo criativo e onde vais buscar as tuas inspirações?
O meu processo criativo acaba por girar em torno daquilo que mais me define enquanto artista - perfeccionismo, detalhe, dar extrema importância às proporções e à coerência entre os diferentes ângulos, formas e elementos nas minhas peças.
Na rua faço sempre o mesmo lettering, sendo já de cabeça e uma versão mais simplificada do que faço na fábrica. Na fábrica gosto então de elevar a fasquia e de pintar um lettering muito mais complexo e quase sempre acompanhado de personagens, sendo, na maioria das vezes, realismos.
Outras vezes não faço letras e foco-me somente no realismo e no surrealismo.
Inspirações derivam do oldskool português e de pessoal que trabalha a complexidade nas letras. A Natureza e géneros musicais como o metal também me servem de inspiração, sem dúvida.
Preferes o lettering ou os characters?
Conforme o dia, ahaha, mas lettering é o que pinto com mais frequência, talvez por pintar muito na rua. Mas se for a uma fábrica abandonada adoro juntar as duas vertentes - lettering e personagens.
O que te move hoje em dia? Wall of fame, street bombing ou train bombing?
Neste momento, estou mais motivado para pintar wall of fame e street bombing!
Pintas com sketch ou freestyle?
Na rua sempre freestyle. Em spots tranquilos com sketch na maioria das vezes.
O que toca na tua playlist quando pintas?
Geralmente não ouço música quando pinto, mas quando se ouve é sempre outra vibe! Sobretudo rap tuga, phonk rap e metal.
Quais são os ingredientes para um bom dia de pinturas?
Eles variam se for pintar sozinho ou acompanhado, ahaha, mas ingredientes como dedicação, extremo rigor, perfecionismo e boa disposição estão sempre lá! E, claro, vontade de fazer sempre melhor!
Quando vou sozinho é concentração máxima.
Com a minha crew é sempre um ambiente diferente que proporciona tudo o que posso pedir - convivência, palhaçada, troca de ideias e conversas sobre o que mais nos desperta interesse.
Como descreves o panorama atual do graffiti em Portugal?
Há de tudo, a meu ver. É de reforçar que temos aí bons nomes e bom Graffiti, o objetivo é que isso venha sempre a crescer mais!
Não acho, de forma alguma, que deva haver rivalidades que não sejam saudáveis, se um pinta mais isto ou deixa de pintar, devemos sim puxar uns pelos outros, porque, afinal de contas, partilhamos este interesse que é tão forte - Graffiti.
Que diferenças encontras entre o Norte, a zona de Lisboa e o Sul do país?
Em Lisboa é onde há mais de tudo. No entanto, não sou o melhor para falar da situação.
Aqui no Porto tento andar a par da cena atual e que o que temos mais é, sem dúvida, bombing nas ruas... Embora já se tenha tido mais!
Qual é o teu top 3 de writers portugueses?
Difícil, mas aqui vão 3 dos que mais admiro:
E de writers estrangeiros?
Qual é aquela peça que ainda te falta fazer (pelo local, tamanho, complexidade)?
Acabei agora de fazer uma que ainda não divulguei e já passou a ser o meu melhor graff, mas pretendo fazer mais uma ainda maior e com maior complexidade a nível de elementos. Envolve letras, realismos e todo um cenário.
Quais são os teus planos / projetos futuros?
Evoluir e poder pintar graffs ainda mais elaborados em fábricas, bem como levar o que faço a um outro patamar e poder conjugá-lo a nível profissional, quem sabe.
Já na rua, pretendo espalhar mais o nome, claro.
Tens alguma história que queiras partilhar?
São muitas, ahaha, cada uma melhor do que a outra. Mas já tenho algumas que foi de perder o fôlego!
Props?
Props para o meu pessoal dos FBK, Neso, Sued, Koshy e Matek!
Props para todos os que elevam a fasquia naquilo que fazem, que puxam uns pelos outros e que se entregam ao Graffiti com amor e vontade de ir mais além!
Props para todos os que já pintaram comigo, amigos e conhecidos.
Props para ti pela entrevista e pela boa iniciativa que é este projeto, grato!
Keep spraying!
Fotografias / Photos: NAPS
ENG
Almost reaching 100, I bring you another interview with a northern accent.
NAPS is from Cidade Invicta and it is in the northern capital that my guest likes to paint the most, always in the company of his crew (the FBK).
Despite painting for a short time, the taste for urban art comes from childhood, when he was curious to know why and how graffiti was done, who did it and their motivations.
The graff brought him self-fulfillment, self-knowledge and confidence, adventure and exploration, friendships, a much deeper routine in which all the small details capture his attention, the stimulation of the creative part, the desire to go further and much more.
What is the meaning of your tag? My tag is an acronym, it has a very personal meaning. Do you have art training? Yes, both in high school and college, from photography and cinema to graphic design. Are you part of any crew? Yes! From the FBK! Big props to all of them. More than a crew that gets together to paint and share similar ideals, it's a group of friends! What are your favorite spots / cities? I love highways, I paint the street, the factory, quieter spots, busier spots, one or the other train, ahaha. Essentially, I like any type of spot as long as it has room to go big!
When did your interest in graffiti start and what were your influences at the time?
I started showing interest in the world of Graffiti when I was 4/5 years old, actually. Undoubtedly, what caught my attention the most were the graffs of Fynd, Aore and Dexa, more on the highways. Already in the city of Maia Doc and, later, Oker too.
I started to paint effectively after entering high school, and then the influences ended up going against Portuguese oldskool and other prestigious names abroad.
What was the graffiti scene like when you started?
Same, haha. In 2017/2018 things weren't much different.
How is your creative process and where do you get your inspirations?
My creative process turns around what most defines me as an artist - perfectionism, detail, giving extreme importance to proportions and coherence between the different angles, shapes and elements in my pieces.
On the street I always do the same lettering, being it from the head and a more simplified version of what I do at the factory. At the factory, then, I like to raise the bar and paint much more complex lettering, almost always accompanied by characters, most of which are realism.
Other times I don't draw letters and focus only on realism and surrealism.
Inspirations derive from the Portuguese oldskool and from people who work on the complexity of the letters. Nature and musical genres like metal also inspire me, no doubt.
Do you prefer lettering or characters?
Depending on the day, ahaha, but lettering is what I paint most often, maybe because I paint a lot on the street. But if you go to an abandoned factory, I love to combine both aspects - lettering and characters.
What moves you today? Wall of fame, street bombing or train bombing? Right now I'm more motivated to paint wall of fame and street bombing! Do you paint with sketch or freestyle? On the street always freestyle. In quiet sketchy spots most of the time. What plays on your playlist when you paint? I usually don't listen to music when I paint, but when you do, it's always a different vibe! Mainly tuga rap, phonk rap and metal. What are the ingredients for a good paint day? They vary if you are going to paint alone or with others, ahaha, but ingredients such as dedication, extreme rigor, perfectionism and a good mood are always there! And, of course, the desire to always do better! When I go alone, it's maximum concentration. With my crew, it's always a different environment that provides everything I could ask for - coexistence, clowning, exchanging ideas and conversations about what interests us the most.
How would you describe the current scenario of graffiti in Portugal?
There is everything, in my opinion. It should be emphasized that we have good names and good graffiti there, the objective is that this will always grow more!
I don't think, in any way, that there should be unhealthy rivalries, if one paints this more or stops painting, we should push each other, because, after all, we share this interest that is so strong - Graffiti.
What differences do you find between the North, the Lisbon area and the South of the country?
Lisbon is where there is more of everything. However, I'm not the best at talking about the situation.
Here in Porto I try to keep abreast of the current scene and that what we have most is, without a doubt, bombing in the streets... Although there has been more!
What is your top 3 of Portuguese writers?
Difficult, but here are 3 of the ones I admire the most:
Dexa, Deks (Skedor) and Vile.
What about foreign writers?
What is that piece you still need to make (by location, size, complexity)? I just finished making one that I haven't released yet and it's already become my best graff, but I intend to make another one even bigger and with more complexity in terms of elements. It involves lyrics, realism and a whole scenario. What are your future plans/projects? Evolving and being able to paint even more elaborate graffs in factories, as well as taking what I do to another level and being able to combine it at a professional level, who knows. Already on the street, I intend to spread the name more, of course. Do you have a story you want to share? There are many, ahaha, each one better than the other. But I already have some that were breathtaking! Greetings / thanks? Greetings to my FBK, Neso, Sued, Koshy e Matek! Greetings for everyone who raises the bar in what they do, who push each other and who dedicate themselves to Graffiti with love and willingness to go further! Greetings to everyone who has painted with me, friends and acquaintances. Thank you to you for the interview and for the good initiative that is this project, grateful! Keep spraying!
Comments