PT
A pintar desde o final dos anos 90, Cura faz parte dos 1675 e PBC.
Depois de ter fotografado uma peça sua na "Toxic Swamp Jam" de Magus, cruzei-me com ele no mural de homenagem a Nomen.
Embora não esteja tão ativo, o writer que "anda por aí desde o tempo em que muitos ainda trocavam as fraldas" nunca perdeu o gosto pelo graff.
De poucas palavras, a sua obra fala por si. Afinal, ele é a cura e não a bula.
Qual o significado do teu tag?
Cura significa Cura (em português).
Tens formação em arte?
Não.
Quando começou o teu interesse pelo graffiti e quais foram as tuas influências na altura?
No final dos anos 90 e as minhas influências, naquela altura, foram todos os writers que já cá andavam antes de mim.
Posso referir dois nomes que me marcaram bastante no início e que são o Cas e o Blazh. Tirando estes dois, foram todos aqueles writers históricos: PRM, Sktr, Fya, Gvs, R1, 3d, Cn, Fg, Dsa, 1003pv, Ksd e tantos outros. Destes posso salientar o Exas e o Obey, que me marcaram bastante.
Como era a cena no graffiti quando começaste?
Quando comecei, havia muito menos pessoas a pintar em Portugal. Tirando Lisboa, Porto e Algarve, o graffiti era quase inexistente fora dos grandes centros urbanos e quase toda a gente se conhecia.
Quais são as tuas crews?
1675 e PBC.
Em quantos países já pintaste?
Portugal e França.
Quais são os teus spots / cidades preferidos?
Lisboa, sem dúvida.
Preferes wall of fame, street bombing ou train bombing?
Os três são importantes para mim, acredito que devemos tentar ser bons em tudo.
Pintas com sketch ou freestyle?
Os dois.
Como classificas o teu estilo?
Nunca pensei muito nisso.
O que toca na tua playlist quando pintas?
Não costumo ouvir música quando pinto. Mas quando oiço, geralmente é rap tuga.
Qual é aquela peça que te falta fazer (pela complexidade, tamanho, local, …)?
Tanta coisa, sei que me falta fazer muitas coisas mesmo, só o tempo o dirá.
Como descreves o panorama atual do graffiti em Portugal?
Muita quantidade, qualidade sem dúvida, há muita gente a pintar bem neste momento, mas pouca essência às vezes.
Qual é o teu top 3 de writers portugueses?
Exas, Obey, Slap... (vá, estes não contam) gosto do estilo do Dexa, da atitude do Sen e da técnica do Bray.
E de writers estrangeiros?
Com que writer gostarias de fazer uma peça conjunta?
Com o Liriq, vai acontecer...
Tens alguma história que queiras partilhar?
Já me aconteceu de tudo, mas a história mais caricata que me lembro agora foi quando pintei na estação da Damaia com alguns amigos e o segurança da estação chamou a polícia. Tivemos de correr, um ou outro foi apanhado, mas eu consegui safar-me. Mas nunca me esqueci que um dos polícias que correu atrás de mim era um conhecido da minha adolescência, que chegou a pintar e dar tags e agora estava ali a correr atrás de mim.
Em tantos anos ligado ao graffiti, já viste muitos writers e crews ficarem pelo caminho. O que te mantém forte na tua ligação ao movimento?
Nunca me desliguei do meio, muitos dos meus amigos estão ligados ao movimento hip hop (sobretudo ao graffiti), sempre respirei graff. Por menos ativo que tenha estado por alguns períodos, passar numa rua e não reparar num tag ou num graff novo nunca me aconteceu. Nunca me foi indiferente.
Quais são os teus planos / projetos futuros?
Continuar a pintar, mais e melhor.
Props?
Props para todos os que me apoiam, gratidão família, Exas, Slap, Obey, Dome, Hel, Ismael, Fábio Branco, Sid, Dero, Kizam, Sega, Orin, Sida, Obvio, Splinter, Erre k, Wagner, Txiny, Amor, Liriq, J Cap, Shore, Pims e a todos os verdadeiros que me dão força. Tamos juntos!
Fotografias / Photos: Cura & Da Chic Thief
ENG
Painting since the late 90's, Cura is part of 1675 and PBC. After having photographed a piece of him in "Toxic Swamp Jam" by Magus, I came across him at the mural in homage to Nomen. Although not as active, the writer who "has been around since the time when many were still changing diapers" has never lost his taste for graff. In a few words, his work speaks for itself. After all, he is the cure and not the bull.
What does your tag mean?
Cura means Cura (in Portuguese).
Do you have art training?
Do not.
When did your interest in graffiti start and what were your influences at the time?
At the end of the 90s and my influences, at that time, were all the writers who were already here before me.
I can mention two names that marked me a lot in the beginning and they are Cas and Blazh. Apart from these two, it was all those historical writers: PRM, Sktr, Fya, Gvs, R1, 3d, Cn, Fg, Dsa, 1003pv, Ksd and many others. Of these, I can highlight Exas and Obey, which left a strong impression on me.
What was the graffiti scene like when you started?
When I started, there were far fewer people painting in Portugal. Apart from Lisbon, Porto and the Algarve, graffiti was almost non-existent outside the major urban centers and almost everyone knew each other.
What are your crews?
1675 and PBC.
In how many countries have you painted?
Portugal and France.
What are your favorite spots / cities?
Lisbon, without a doubt.
Do you prefer wall of fame, street bombing or train bombing?
The three are important to me, I believe we should try to be good at everything.
Do you paint with sketch or freestyle? Both. How do you rate your style? I never really thought about it. What plays on your playlist when you paint? I don't usually listen to music when I paint. But when I listen, it's usually tuga rap. What is that piece you still need to make (by complexity, size, location, …)? So much, I know I still have a lot to do, only time will tell. How would you describe the current scenario of graffiti in Portugal? A lot of quantity, no doubt quality, there are a lot of people painting well at the moment, but sometimes little essence. What is your top 3 of Portuguese writers? Exas, Obey, Slap... (come on, these don't count) I like Dexa's style, Sen's attitude and Bray's technique. What about foreign writers? Can2, Atom, Dmark. Which writer would you like to do a joint piece with? With Liriq, it will happen...
Do you have a story you want to share? Everything has happened to me, but the funniest story I remember now was when I painted at Damaia station with some friends and the station security called the police. We had to run, one or the other got caught, but I managed to get away. But I never forgot that one of the policemen who ran after me was an acquaintance from my adolescence, who even painted and gave tags and was now running after me. In so many years connected to graffiti, you've seen many writers and crews fall by the wayside. What keeps you strong in your connection to the movement? I've never disconnected from the medium, many of my friends are connected to the hip hop movement (especially graffiti), I've always breathed graff. As less active as I have been for some periods, passing by a street and not noticing a new tag or graff has never happened to me. I was never indifferent. What are your future plans/projects? Keep painting, more and better Greetings / Thanks? Greetings to all who support me, gratitude family, Exas, Slap, Obey, Dome, Hel, Ismael, Fábio Branco, Sid, Dero, Kizam, Sega, Orin, Sida, Obvio, Splinter, Erre k, Wagner, Txiny, Amor, Liriq, J Cap, Shore, Pims and all the real ones who give me strength. We're together!
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